Galinha de capoeira e bode cozido na troca de sabores de Conceio

A troca de sabores e de aromas entre representantes de Portugal, Cabo Verde e várias cidades do Brasil alegrou os sentidos de quem esteve na Casa da Comunidade, em Conceição das Crioulas, no segundo dia (16) do Encontro. Hoje, é a vez de Conceição dar uma prova da culinária tardicional do quilombo. A partir das 18h, no mesmo local, serão servidos angu com galinha de capoeira e baião de dois com bode cozido.
Todos os preparos serão feitos em fogão de barro, já que "carne cozida na pressão é desgostosa", garantem as cozinheiras do evento. Antônia Maria, Cícera Lourdes, Maria Francinete, Ingrid Costa, Cíntia Clarícia, Bianca Suelen, Iara Costa e Michele Vivian foram as responsáveis pela alimentação no decorrer do Encontro.
Na primeira troca de sabores, no domingo, foram servidos vários pratos típicos que representam um pouco da história e cultura de cada povo. De Portugal veio bacalhau e o famoso vinho do Porto, salsicha, queijos e doce, a aletria. Cabo Verde presenteou a todos com a cachaça Grogue, "bolacha de terra", cebolada de atum, doce de abóbora e limão.
A culinária brasileira foi representada pelos estados do Ceará, com uma tapioca recheada com coco e queijo de coalho, além de deliciosa paçoca. Pernambuco ofereceu farofa de cuscuz, caldo de marisco, cocada e bolo de rolo. Vale ressaltar que durante o momento tivemos a oportunidade de conhecer e saborear  muitos outros pratos  típicos.
Receita de paçoca
Ingredientes
1kg de farinha de mandioca
1kg de carne charque
1 cebola (duas cebolas se quiser que o prato dure mais)
1 cheiro verde
1 xícara de óleo

Modo de preparo
Ferva o charque cortado em cubinhos e deixe na água por 7 minutos. Depois, tire a água e frite a carne. Quanto estiver sequinho, tire a carne da gordura, deixe esfriar e coloque no liquidificador com a cebola e o cheiro verde. Bata até o charque desfiar, mas deixe uns pedacinhos. Jogue tudo na panela com o óleo quente (tirar quantidade de óleo se achar que é muito), adicione a farinha e misture até dar o ponto de paçoca.

Comentar