Lanamento de livro encerra Encontro

Com apresentações de tese e dissertações e o lançamento de um livro, se encerra hoje (21) para os visitantes o evento Encontro com as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas. No decorrer do dia, Conceição recebe os trabalhos acadêmicos com muita satisfação, uma vez que os temas não só se relacionam diretamente com a vida da comunidade como também despertam o entusiasmo de querer aprender mais sobre a história e a luta da comunidade.

O público poderá acompanhar as apresentações das dissertações das mestras em Desenvolvimento Sustentável Maria Diva da Silva Rodrigues e Márcia Jucilene do Nascimento, além do projeto de doutorado Entre Amassar e Assar o Barro e Tecer os Fios de Algodão e Caroá: A luta das mulheres quilombolas de Conceição por terra e educação (1990-2014), da autora Givânia Maria da Silva.

A doutoranda ainda lançará o livro Luta Política no Quilombo de Conceição das Crioulas, que fala sobre o modo de pensar educação nos quilombos a partir da experiência nas escolas de Conceição. “A ideia é que a publicação sirva de aporte para que outros quilombos percebam que é possível fazer uma educação diferenciada ou, como disse Márcia Jucilene, uma pedagogia crioula”, afirmou.

Na programação do encerramento, haverá também a comemoração dos 17 anos da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas (AQCC), com muito trancilim – dança típica da comunidade –, apresentação dos trabalhos realizados nos quatro dias de oficinas e comidas tradicionais.  No sábado (22), os trabalhos desenvolvidos pelas comissões da AQCC serão colocados em pauta.

 

Expedita Aurora

Comentar